Arquitetura é exatas ou humanas? Eng. civil ou Arquitetura?

Bom pessoal, vou dar início ao blog com as dúvidas mais frequentes sobre o curso de Arquitetura. Afinal, Arquitetura é exatas ou humanas? Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil? Se você tem essas dúvidas na sua cabeça, relaxe, prepare seu café e venha descobrir as respostas.
 O curso:
Embora o curso contenha algumas cadeiras de exatas, Arquitetura se encaixa na área de Humanas, pois desenvolve projetos para o convívio pessoal, sustentabilidade, conforto, etc., necessitando do cálculo apenas para torná-lo preciso é bom deixar claro que isso não é nenhuma regra universal e pode variar de faculdade para faculdade, certo gente? Independente disso, a grade curricular do curso é praticamente a mesma em todas as faculdades, seguindo as diretrizes do MEC.

O curso aborda disciplinas como desenho de perspectiva, economia e gestão, maquetes, projeto de arquitetura e urbanismo, cálculo, conforto ambiental, estética e história das artes, tecnologia da construção, sistemas estruturais, topografia, estudos ambientais, legislação urbana, teoria e história da arquitetura e urbanismo, arquitetura de interiores, instalações elétricas, desenho urbano e planejamento habitacional, instalações hidrossanitárias, planejamento urbano e regional, projeto de paisagismo, técnicas retrospectivas, entre outras.

Arquitetura ou Engenharia Civil?

Os profissionais das duas áreas intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade no trabalho de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural. Ao engenheiro cabe a responsabilidade por obras de infraestrutura.

Campo de trabalho

O Arquiteto e Urbanista encontra uma grande variedade de setores nos quais pode atuar. Conforme a legislação que regula a profissão, este profissional pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa.

O Arquiteto e Urbanista tanto pode exercer a sua profissão como autônomo ou pode atuar em empresas, especialmente as de arquitetura e de engenharia, como também estar vinculado a prefeituras, órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGS) e instituições de ensino e pesquisa. Pelo conjunto de áreas de atuação apresentadas, e que não são todas as que a legislação descrimina, pode-se concluir que o Arquiteto e Urbanista tem oportunidades de trabalho em um riquíssimo leque de caminhos profissionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s