Curso de Arquitetura: saiba tudo sobre ele.

O arquiteto é um profissional que usa a sua criatividade para projetar estruturas e transformar a cidade. Saiba mais sobre o dia a dia do profissional formado no curso de Arquitetura e veja algumas das principais instituições de ensino superior que oferecem o curso.

Curso de Arquitetura: Formando os profissionais que constroem as cidades

A Arquitetura é a ciência que tem como intuito organizar e projetar áreas externas e internas, agindo de acordo com os critérios do conforto, da estética e da funcionalidade. Coordena e projeta a construção e a reforma de obras, fazendo a planta e decidindo quais os materiais serão utilizados na mesma. O Curso de Arquitetura prepara o aluno para que este tenha consciência socioambiental e sensibilidade artística, sempre agindo de maneira ética e responsável.

Curso

O curso de Arquitetura tem como principal objetivo fornecer conhecimentos para que o aluno adquira uma visão globalizada e multidisciplinar da área na qual está inserido, com o domínio das tecnologias de ponta envolvidas na conservação, na execução e no projeto de obras. Além disso, o aluno, ao longo do curso, adquire habilidades para projetar, supervisionar e executar projetos. O curso de Arquitetura mescla disciplinas da área das Ciências Exatas com as Ciências Humanas, possuindo uma grade curricular variada. Nos anos iniciais, o curso possui um forte foco na formação do aluno em arte e desenho, com disciplinas como topografia e representação gráfica estrutural. Nos anos seguintes, o curso possui matérias mais específicas do mesmo, como gestão de projetos e teoria da arquitetura. Além disso, o curso possui ainda aulas práticas, onde o aluno faz aulas em laboratórios e faz projetos em maquetes.

O curso de Arquitetura é oferecido na modalidade de bacharelado. É um curso da área de Humanas. Em algumas instituições de ensino superior o Curso de Arquitetura é oferecido com diferentes nomes, como: Arquitetura e Urbanismo, Urbanismo e Composição Paisagística.

Os Tipos de Cursos de Arquitetura

Durante o curso de arquitetura, o aluno vai adquirir grandes conhecimentos em desenho, projeto de estruturas e conceito artístico gráfico. Confira abaixo os principais tipos de curso e o enfoque de cada um deles:

Curso de Arquitetura e Urbanismo de Nível Superior (Bacharelado)

O curso de arquitetura e urbanismo bacharelado tem duração entre 4 e 5 anos e oferece uma formação bem ampla apresentando disciplinas teóricas, história, engenharia de estruturas, tecnologia arquitetônica, desenho e também matemática. Dependendo da faculdade, durante o curso o aluno também poderá passar por disciplinas relacionadas as Ciências Humanas e até Economia básica.

Uma característica muito importante do curso de arquitetura é que durante a faculdade serão feitos uma grande quantidade de pequenos projetos, sejam eles projetos de desenho, projetos de conceito artístico e até mesmo maquetes (em geral os projetos preferidos dos alunos). Estes projetos que compõe aproximadamente entre 30%% do curso vão ser a base da formação do futuro arquiteto.
Durante o último ano do curso de arquitetura a principal tarefa do aluno vai ser produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Este trabalho, composto por uma monografia obrigatória e uma parte prática opcional consiste em um trabalho maior e mais complexo como se fosse um projeto arquitetônico real.

Curso de Arquitetura e Urbanismo de Nível Superior (Tecnológico / Técnico)

O curso tecnológico de arquitetura, que tem uma duração média de 2 anos, oferece uma formação mais específica para o profissional, visando o ingresso rápido no mercado de trabalho. Ao contrário do curso de arquitetura bacharelado, quem optar pelo curso tecnológico vai ter que escolher uma área única de especialização para trabalhar.
Como exemplo de áreas para o curso de arquitetura tecnológico temos: Conservação Patrimonial, Restauração Patrimonial, Projeto de Estruturas, Paisagismo e AutoCAD (projetos 3D).
O arquiteto de formação técnica, caso queira posteriormente fazer o curso de Arquitetura Bacharelado ou então até mesmo Engenharia Civil poderá aproveitar grande parte da sua grade técnica, acelerando a sua formação.

Grade do curso

As disciplinas que compõem a grade curricular básica do Curso de Arquitetura são:

  • Desenho Artístico;
  • Desenho Técnico;
  • Introdução a Gestão de Projetos;
  • História da Arquitetura;
  • Análise e Gestão Ambiental;
  • Gestão de Projetos;
  • Urbanismo e Infraestrutura;
  • Projeto e Instalações Prediais;
  • Teoria das Estruturas;
  • Planejamento Urbano.

As Diversas Fases do Curso de Arquitetura

Confira as principais fases pelas quais passa o curso de administração de arquitetura (baseado em um curso de arquitetura de 4 anos):

Primeiro Ano

Durante o primeiro ano do curso de arquitetura vai haver um foco forte na formação do aluno em arte e desenho, a aluno aprendendo os conceitos básicos da profissão, tais como topografia e representação gráfica estrutural.
Além dos conceitos de desenho o aluno irá aprender um bom conteúdo sobre história da arquitetura, conhecendo e aprendendo a identificar as diversas Escolas Arquitetônicas, a idéia é mostrar a maior quantidade possível de estilos de desenho e conceito para que o graduando possa desenvolver e aperfeiçoar o seu próprio estilo.
Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de arquitetura:

  • Desenho Artístico
  • Desenho Técnico
  • Artes Plásticas I
  • Introdução a Gestão de Projetos ( Gestão de Projetos I )
  • Cálculo I
  • História e Teoria da Arquitetura I ( Arquitetura do Período Grego e Romano )

Segundo Ano

No segundo ano do curso de arquitetura, o curso passa a se voltar mais para a parte operacional, o aluno passando a estudar matérias mais relacionadas a engenharia e menos as artes tais como mecânica e resistência dos materiais.
Além do aumento do foco em engenharia, durante esse ano o aluno tem os seus primeiros contatos com os sistemas de projeto de estruturas da classe CAD (desenho tridimensional de estruturas no computador).
Principais disciplinas estudadas durante este ano:

  • Gestão de Projetos II
  • Análise e Gestão Ambiental I
  • Resistência dos Materiais I
  • Sistemas de Projeto CAD
  • História e Teoria da Arquitetura II ( Arquitetura Medieval )
  • Mecânica

Terceiro Ano

Durante o terceiro do curso de arquitetura, além da arte estudada no primeiro ano e da engenharia estudada no segundo ano, entra em cena outro contexto: as matérias práticas de arquitetura. Esse vai ser um dos principais focos desse ano, complementando a formação teórica dos anos anteriores.
Esse também vai ser o ano do curso de arquitetura em que o aluno mais fará laboratórios de maquetes e mais vai ter que entregar trabalhos (as novas matérias mais práticas vão exigir um estudo mais voltado a prática também).
Principais disciplinas estudadas durante este ano:

  • Análise e Gestão Ambiental II
  • Gestão de Projetos III
  • História e Teoria da Arquitetura III (Arquitetura da Era Industrial e da Era Moderna)
  • Urbanismo e Infra-Estrutura I
  • Projeto de Instalações Prediais
  • Mecânica

Quarto Ano

No quarto ano do curso de arquitetura aparecerão novas matérias que vão dar uma versão mais global da arquitetura e planejamento urbano. Neste ano também serão finalizadas as disciplinas relativas a engenharia de estruturas e no segundo semestre será realizado o trabalho de conclusão do curso.
Principais disciplinas estudadas durante este ano:

  • Gestão de Projetos IV
  • Teoria das Estruturas
  • Urbanismo e Infra-Estrutura II
  • História e Teoria da Arquitetura IV ( Arquitetura Contemporânea )
  • Planejamento Urbano e Infra-Estrutura II
  • Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC )

Onde estudar Arquitetura e Urbanismo

Veja algumas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo:

Privadas:

 

Públicas:

 

Profissão

O profissional formado no curso de Arquitetura é aquele que cria, desenha, projeta e acompanha a construção de todo o tipo de construção e edificação, usando sua criatividade para melhorar a qualidade de vida das cidades. Também é responsável pelo planejamento de todo o contexto urbano da construção, sempre com o intuito de melhorar a vida de quem irá usufruir da obra por ele projetada. Além disso, o arquiteto deve sempre tirar o melhor aproveitamento possível das vantagens do terreno para a construção, maximizando a integração urbana do projeto com a região da cidade onde a mesma está inserida. O profissional formado no curso de Arquitetura também pode atuar na reforma de obras já existentes, como construções históricas, para a preservação do patrimônio histórico.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Arquitetura está em expansão, principalmente devido ao aumento das construções de obras no país, em virtude da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. Os profissionais que possuem um entendimento da sociedade e das transformações que ocorrem na mesma são os que o mercado apresenta maior carência. O aluno formado no curso de Arquitetura também pode atuar no campo da construção civil ou no setor público. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as melhores oportunidades de emprego para o profissional dessa área.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s