Mentiras e boatos sobre o estudante de Arquitetura.

index

Bom, talvez você já tenha assistido milhões de vídeos e lido outros milhões de poss sobre o assunto, mas acredite, contam muitas mentiras sobre nós sofredores felizes estudantes de arquitetura.

Pra começar, a famosa brincadeirinha de dizer que arquiteto é uma pessoa que não sabia se cursava Design ou Engenharia e não teve coragem de decidir. Isso é ridículo, são três profissionais de atuação próxima, pórem completamente diferentes e que se complementam. Então queridos novos estudantes, percam logo esse preconceito e essa síndrome de independência, porque sim, você ainda vai precisar de um engenheiro ou de um designer (além de muitos outros profissionais) na sua vida!!

estudante de arquitetura

“Estudante de arquitetura não dorme” Mito, sempre tem as férias e o início do semestre para você dormir, e no fim do semestre você vai acabar cochilando no transporte ou enquanto come… Mas não se preocupe, sempre haverá a companhia de colegas de virote, uma caneca bem grande de café ou qualquer coisa energética do tipo.

“Estudante de arquitetura tem que saber desenhar” Mito (com um pouco de verdade). Você tem que ter o mínimo de noção de representação, proporcionalidade, mas não precisa ser nenhum da Vinci. Na universidade vão te ensinar a representar seus projetos por meios de croquis, sempre tem um retratista na turma (que deveria estar cursando artes plásticas) mas se fazer entender é o suficiciente.

arquitetura-estudantes-restauração-1.jpg

“A vida de estudante de arquitettura é so desenhar” Mito daqueles bem cabeludos esse. Existem matérias em que o ponto principal é o desenho, mas é uma pequena parte da grade curricular do curso, haverão incontáveis horas tentando entender estruturas construtivas, instalações elétricas, hidraulicas, de esgoto, história, visitas técnicas, estudos urbanísticos, sem contar que a cada semestre é lançado um novo software de projeto que todos os estágios vão te pedir e que você deve aprender.

“Estudar arquitetura diminui sua vida social” Meio verdade, mas se você fizer todos seus trabalhos em dia e não procrastinar dá pra sair sim. E quando sai passa a maior parte do tempo corrigindo mentalmente os espaços: “Que banheiro mal projetado!” “Quem organizou esse menu?” “A cozinha deveria estar lá e o bar aqui”, etc.

 

“Arquiteto brinca de casinha” Pelo amor né.

 

Essas são as frases mais famosas ditas aos que ingressam em arquitetura. Ignore se veteranos desejarem pêsames no primeiro dia de aula ou se se amigos reclamarem que você não está tão presente como antes. Seus hábitos de vida se parecerão com os de uma coruja (por isso ela é o símbolo dos arquitetos), mas não estaríamos aqui se não amássemos o que estudamos.É uma área que exige muito de você, da sua dedicação, mas também é fascinante e muito divertida de aprender.

Se tiverem mais dúvidas, comentem e façam perguntas.

Abraços.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s