Como escolher o ar condicionado?

Com certeza uma das perguntas mais frequentes na hora de instalar aparelhos de ar condicionado em escritórios e apartamentos é: como escolher o mais adequado? Longe de ser um processo de tentativa e erro, ou aceitar a sugestão do vendedor da loja, existe um método para escolher um ar condicionado.

Basta seguir os passos abaixo e você poderá ter certeza que escolherá o melhor ar condicionado em termos de refrigeração, economia de energia e custo de manutenção.

Escolha correta do ar condicionado:

Defina quantas BTUs seu ar condicionado precisa ter: o calor não “desaparece”; na verdade o ar condicionado retira-o de um ambiente e passa para outro. A regra básica na escolha da potência é lembrar que cada 7500BTUs refrigeram uma área de até 10m2, com quatro pessoas. Faça um cálculo proporcional e descubra de quantos BTU’s seu escritório ou apartamento precisam.

Defina qual o tipo de ar condicionado mais adequado: tão importante quanto o primeiro passo e que seguramente é responsável por uma infinidade de problemas e queixas. A escolha do tipo adequado de ar condicionado. Hoje, para um ambiente doméstico e empresarial de pequenos porte, temos 3 possibilidade de escolha de ar condicionado: o de parede (ou de janela, o mais tradicional de todos), o split e o portátil.

Janela ou parede: São os mais utilizados e também os mais baratos. São facilmente encontrados no varejo. Fazem uma renovação contínua do ar fresco. Deve ser instalado embutido na parede. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

Portátil: São práticos porque podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde for necessário climatização e tem custo zero de instalação. Funcionam expelindo o ar quente para o exterior e trazendo ar frio para o interior. Estes aparelhos também asseguram a renovação do ar. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

Split : pode ser fixo ou móvel. Possui duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. Além de manter o ar do ambiente agradável e com a temperatura controlada, os splits ainda reduzem o ruído de operação, pois o condensador é externo ao ambiente. Possuem sistema de filtragem do ar. O tipo móvel pode ser utilizado em mais de um ambiente da residência ou escritório. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

Com essas dicas, você poderá identificar as necessidades do seu ambiente e adquirir o produto que lhe ofereça o melhor custo/benefício. Siga sempre as instruções do fabricante!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s