A importância da iluminação na arquitetura!

Quando começamos a planejar uma obra, pensamos em muitas coisas: dimensões dos ambientes, necessidade dos usuários, cor, fachada, espaços externos, mobília, revestimentos, e por aí vai. Alguns detalhes não são levados em consideração, pois são vistos apenas como um elemento construtivo e necessário dentro de uma residência ou comércio.

A iluminação é, sem dúvida, um dos principais elementos dentro da arquitetura, isso porque a luz, seja ela natural ou artificial, torna qualquer ambiente vivo.

A iluminação tem o poder de transformar um ambiente conforme a sua utilização criando cenas e efeitos distintos. A escolha da lâmpada é tão importante quanto à luminária. Existem diversos tipos de lâmpadas e nem sempre aquela comum que encontramos no mercado é a melhor opção. As lâmpadas possuem diferentes temperaturas de cor, intensidade e efeito, proporcionando conforto visual ao usuário ou desconforto quando mal escolhida.

Criar uma integração entre a luz natural e artificial pode ser uma grande sacada em um projeto, onde durante o dia aproveita-se muito bem a luz natural e na parte da noite utiliza-se um sistema de lâmpadas dimerizáveis. Conforme o sol vai se pondo você vai aumentando gradativamente a intensidade a sua luz, além de aumentar a produtividade do usuário diminuindo o consumo energético.

A entrada de luz natural em um ambiente deve ser feita com muita cautela, além da luz, junto com ela vêm os raios solares que podem aquecer muito o ambiente. Por isso alguns mecanismos de sombreamento podem ser agregados ao projeto, como por exemplo, um pergolado ou um brise em uma janela.

Fonte:http://www.revistapontoe.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s