Os segredos de uma boa iluminação na sala de estar.

Seja para o encontro com familiares, seja com amigos, a sala de estar é sempre utilizada em situações especiais. Assim, qualquer que seja o uso, o ambiente deve ser confortável e aconchegante o tempo todo.

Por essa razão, a iluminação deve ser flexível para permitir o efeito desejável em qualquer situação.

Conforto visual

Quando você escolher e posicionar as luminárias deve levar em conta o ofuscamento. Um posicionamento desfavorável pode levar a um ofuscamento direto (visualização direta da lâmpada) ou um ofuscamento refletido (através de superfícies refletoras ou brilhantes), prejudicando a visão.

Você deve proporcionar um ambiente com ausência de reflexões dos fachos luminosos sobre as paredes e objetos, para permitir um maior conforto visual.

Além disto, as luminárias tipo arandelas devem ser instaladas ao nível dos olhos para evitar ofuscamento.

Nível de iluminação recomendável

Iluminação média: 50 a 150 lux.

Iluminação direta/indireta

Pelo fato de ser um dos ambientes mais frequentados em uma casa, a sala de estar deve proporcionar uma iluminação flexível de acordo com cada situação.

O primeiro passo é estabelecermos uma iluminação geral para o ambiente. Neste caso, uma opção é de utilizar uma iluminação direta através de sancas ou arandelas, evitando o ofuscamento. Outra opção é a utilização de iluminação direta através de lustres ou abajures de cúpula translúcida, que ilumina os rostos de uma maneira agradável.

Um segundo passo é a iluminação de destaque (por exemplo: coleção de quadros, estante, obra de arte). Neste caso podem ser utilizados embutidos orientáveis, de modo a proporcionar um banho de luz na superfície iluminada.

Evite apenas a instalação sobre os sofás, de modo a não causar ofuscamento. Uma textura na parede ou uma lareira também podem ser destacadas com a técnica do “banho de luz” (wallwasher), distribuindo embutidos a 20cm da parede, igualmente espaçados entre si.

Temperatura de cor

De modo a proporcionar uma iluminação mais aconchegante é recomendável trabalhar com lâmpadas de tonalidades de 2700K a 3000K (branca morna).

Índice de reprodução de cores

Recomenda-se a utilização de lâmpadas com índice de reprodução de cores acima de 80.

Fonte:http://www.ddeschamps.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s